Experiência cearense fica em 1º lugar no Encontro Nacional do Proinfo

26 de maio de 2009 - 17:41

O projeto Teclando na Aldeia, colocado em prática na comunidade indígena da Aldeia Mundo Novo, localizada em Monsenhor Tabosa, ficou em primeiro lugar durante o 1º Encontro do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo), realizado pelo MEC, em Brasília, de 13 a 15 de maio passado.

A experiência que representou o Nordeste durante o encontro, é desenvolvida por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da 13ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede), com sede em Crateús, uma das 20 integradas à Secretaria da Educação(Seduc). Também participaram do evento, os NTE das Crede de Itapipoca, Juazeiro do Norte, Senador Pompeu, Sobral e Quixadá.

A técnica do NTE de Crateús, Izabel Leite de Almeida, conta que a experiência nasceu da necessidade de capacitar os indígenas a fazerem uso das tecnologias existentes na Escola Diferenciada de Ensino Fundamental e Médio Povo Caceteiro, responsável pela educação de mais de mil alunos. “O objetivo inicial era inserir a comunidade no mundo tecnológico, mas com o passar do tempo, foram desenvolvendo novas atividades” – explica. A produção do livro “Conte nosso Conto” que relata histórias de vidas contadas pelos próprios índios é uma delas. A ideia é resgatar o que só é conhecido sobre as tradições, costumes e crenças, através de lendas, por exemplo, passadas de geração a geração de forma verbal.

Localizada na região mais alta da Serra das Matas, a Aldeia Mundo Novo conta com recursos disponíveis na escola como se estivesse numa área urbana. O acervo é constituído de vídeo, televisão, câmera digital, DVD e computadores com a oferta de ferramentas como a VOIP que permite que uma conversa telefônica seja transmitida por uma conexão de internet de alta velocidade. Conforme a liderança e professora indígena, Teka Potyguara, essa tecnologia trouxe melhorias. “Nossa vida tomou outros rumos pois nos comunicamos direto com a SEDUC, FUNAI, FUNASA e também nos ajuda a desenvolver projeto de sustentabilidade” – assegura.

Apesar de buscar uma visão moderna de integração dos diferentes recursos na sala de aula, a Crede garante que as tradições da comunidade são respeitadas. Para Zaíra Siqueira, assessora técnica da Educação à Distância da Seduc, o projeto de inserção de mídias contribui para a inclusão digital e beneficia a comunidade escolar e a população próxima às escolas, fomentando a produção nacional de conteúdos digitais educacionais.

O Encontro Nacional do Proinfo foi promovido pela Secretaria de Educação a Distância(SEED), ligada ao Ministério da Educação.Teve como finalidade proporcionar a integração dos diversos agentes que participam dos Programas Proinfo e TV Escola e apresentar as melhores experiências bem-sucedidas dos NTE, apresentadas nos Seminários Regionais de 2008