Alunos da rede estadual vão representar o Ceará na 1ª Jornada de Foguetes

3 de setembro de 2009 - 20:48

Alunos da Escola Profissional Avelino Magalhães e do Colégio da Polícia Militar vão participar  da 1ªJornada de Foguetes da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica(OBA), no Rio de Janeiro, de 7 a 12 de setembro. A programação inclui um Curso de Astronomia e Lançamento de Foguetes.


Três alunos da Escola Profissional desenvolveram um foguete e conseguiram lançá-lo, utilizando uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio. O artefato foi elaborado a partir de garrafa pet, cano em pvc e papelão. O lançamento atingiu 54 metros. Os estudantes são do 1º ano do Curso de Informática, Vitor Oliveira de Lima, Guilherme Diniz da Silva Aquino e Gideoni Quaresma Maia, sob a coordenação da professora de Física, Edineide Maia da Silveira.


Do Colégio da Polícia Militar, os alunos do 3º ano do Ensino Médio, Caio Dezerrir Martins, Djair Nogueira da Silva, Maíra Caroline Carloto Lopes, Beatriz Silva Bezerra e Alexandra Anselmo Lopes vão apresentar o artefato que atingiu 72 metros, após o lançamento.


As equipes da EEEP Avelino Magalhães e do Colégio da Polícia Militar foram escolhidas entre cinqüenta escolas de todo o Brasil, durante a 3ª Olimpíada de Lançamento de Foguetes. A Secretaria da Educação(Seduc) incentiva os alunos da rede estadual a participarem de eventos científicos. Até agora, foram investidos R$ 183,5 mil em Feiras de Ciências nacionais e internacionais. Só nessa viagem ao Rio de Janeiro estão garantidos R$ 18,5 mil para as passagens e hospedagens das equipes.


Conforme o diretor da Escola Albert Einstein, a experiência bem-sucedida já assegurou ao grupo a participação no Encontro de Protagonismo Juvenil, promovido pela Secretaria da Educação(Seduc), em Fortaleza, ainda este mês.


A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira(SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com Furnas Centrais Elétricas S/A .