Governo do Estado inaugurou escola em Deputado Irapuan Pinheiro

6 de outubro de 2009 - 14:38

A meta do Governo do Estado de construir, até 2010, mais 49 escolas de ensino profissionalizante, além das 51 já implantadas, vai se concretizando. Nesta terça-feira (6), durante a realização do “Governo do Ceará em Minha Cidade”, Governo Itinerante – o governador Cid Gomes autorizou o início da construção da escola de ensino médio profissionalizante, no município de Pedra Branca, ocasião em que o município permaneceu capital oficial do Estado. “O desafio é grandioso, mas só a educação é capaz de mudar o rumo do Ceará”, destacou Cid Gomes.

Para a implantação da escola em Pedra Branca, o Governo Estadual investirá recursos da ordem de R$ 5,4 milhões. Na segunda, dia 5, o governador também autorizou a construção de escolas para os municípios de Várzea Alegre, Juazeiro do Norte, Aurora e Mauriti. De acordo com o governador, o ensino é em tempo integral. “Um período de ensino tradicional e o outro de ensino técnico”, explica. Os cursos oferecidos podem variar para atender uma demanda específica do município ou da região. “Há município com vocação para turismo, outros para agricultura e dessa forma é definida a grade ofertada para que os alunos saiam com capacitação técnica”, acrescentou o governador.

Serão quatro mil e quinhentos metros quadrados de área construída que compõe um auditório para 200 pessoas, biblioteca, bloco pedagógico e administrativo, laboratórios de línguas, informática, química, matemática, física e biologia, doze salas de aula, quadra poliesportiva, teatro de arena e estacionamento.

Educação Profissional

Entre 2008 e 2009 foram implantadas 51 escolas de educação profissional que ofertam, em período integral, o Ensino Médio junto com cursos técnicos profissionalizantes. Até 2010, o Governo Estadual entregará mais 49 novas unidades que vão expandir o ensino médio integrado no Ceará que passará a contar com 100 escolas profissionais, garantindo 48 mil vagas para os cearenses.

Atualmente, já são mais de 12 mil jovens em todo o Estado que, além das aulas regulares, estão tendo a oportunidade de aprender uma profissão. Os cursos oferecidos são : Informática, Enfermagem, Turismo, Segurança do Trabalho, Comércio, Finanças, Edificações, Produção de Moda, Estética, Massoterapia, Agroindústria, Meio Ambiente e Aquicultura.