Programa Mais Educação

24 de novembro de 2009 - 18:45

O Mais Educação é um  Programa Federal criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, busca aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

As atividades tiveram início em 2008, com a participação de 1.380 escolas, em 55 municípios, nos 27 estados para beneficiar 386 mil estudantes. Em 2009, houve a ampliação para 5 mil escolas, 126 municípios, de todos os estados e no Distrito Federal com o atendimento previsto a 1,5 milhão de estudantes, inscritos pelas redes de ensino, por meio de formulário eletrônico de captação de dados gerados pelo Sistema Integrado de Planejamento , Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (SIMEC). Em 2010, a meta é atender a 10 mil escolas nas capitais, regiões metropolitanas – definidas pelo IBGE – e cidades com mais de 163 mil habitantes, para beneficiar três milhões de estudantes.

O recurso é enviado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE , PDE Educação Integral, às escolas e para a conta da Unidade Executora, de acordo com as atividades e quantitativo de alunos informado pela escola. A escolha das atividades e quantitativo de alunos e de responsabilidade da comunidade escolar.

Aderiram ao Programa em 2011, 85 municípios com um total de 999 escolas. Sendo que destes 846 escolas representam a redes municipais , e 153 escolas a rede estaduais distribuída em algumas CREDE  atendendo um pouco mais de 18 mil alunos só na rede estadual.

A Secretaria Estadual da Educação SEDUC vem assessorando os municípios com as informações necessárias para o processo de adesão. Em  2010 , quando o estado tinha apenas 18 municípios participantes a SEDUC realizou um Fórum com a participação de 550 pessoas para a apresentação de experiências em tempo integral que já acontecem nos municípios, em todo o estado. Na oportunidade foi estabelecido um Comitê estadual para fortalecer a discussão da  educação em tempo integral, currículo integral e financiamento.

Agora em 2011 á  SEDUC realizou reunião no último dia 26 de agosto com os representante dos 85 municípios da adesão 2011 para orientações e apresentação das políticas que se agregam ao Programa Mais educação como o Programa Saúde e Prevenção nas Escolas_PSE e o Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte ações conjuntos Ministério da Saúde e Educação.



• REDE ESTADUAL


– Quantidade de escolas estaduais na sefor por região – (Clique aqui)

– Quantidade de escolas estaduais por crede e município – (Clique aqui)

– Relação das atividades escolhidas pelas escolas estaduais. Execução 2011 – (Clique aqui)

 

 

 


ÍNDICE DOS DOCUMENTOS


– Apresentação Institucional do Mais Educação


– Programa Mais Educação – Passo a Passo


– Escolas participantes do Programa Mais Educação em 2008/2009


– Orientações para cadastro das atividades no SIMEC – adesão 2010 – Faça aqui o download do vídeo


– Manual do Programa Mais Educação 2009


– Relações das escolas passiveis de adesão para 2010

 

 

 


Fale com a Coordenação

O Programa Mais Educação está na Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola – CDESC ,

sob a acompanhamento da Articulação de Projetos Interinstitucionais.

Telefones: (85) 3101.39 25 – (85) 3101.3930 .