Convênio garante estágio remunerado para estudantes de Ensino Profissionalizante

28 de janeiro de 2010 - 03:00

O governador Cid Gomes firmou nesta quarta-feira (27) o Termo de Cooperação Técnica com 10 associações ligadas ao setor de Turismo que permitirá que 310 jovens que fazem o curso técnico de guias de turismo das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP) possam realizar um estágio. Além da vivência prática do conteúdo, esses jovens receberão uma bolsa no valor de R$ 250,00, custeadas pelo Governo Estadual. A assinatura do termo aconteceu durante o encontro do Programa Estadual de Educação Profissional em Turismo, no Centro de Convenções, onde estavam presentes autoridades do setor e mais 410 alunos que fazem o curso nas  EEEP.

Para o governador Cid Gomes, a ação se configura como uma grande oportunidade tanto para os estudantes como para o desenvolvimento do turismo no Ceará. “O estágio é um etapa fundamental na formação de um jovem, além da possibilidade desse jovem se firmar no mercado de trabalho. Para isso, a interação com o setor privado é imprescindível, disse. “O Estado também ganha ao absorver esses futuros profissionais já que pode ampliar sua participação no mercado nacional e internacional”, completou Cid Gomes.

Ele lembrou ainda que o objetivo dessas escolas não é só preparar esses alunos para os  grandes empreendimentos que se firmarão no Estado, como a Siderúrgica e Refinaria, mas também qualificar os jovens para qualquer mercado de trabalho. “Nosso objetivo é preparar esses jovens para as diversas oportunidades que também já existem. Temos setores como vagas de emprego aberta mas sem mão-de-obra”, reforçou.

Estágio

O termo de cooperação foi firmado entre o Governo Estadual, através das secretarias da Educação e do Turismo, com a Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav); Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih); Associação Brasileira das Empresas de Entretenimento e Lazer (Abrasel); Sindicato Estadual dos Guias de Turismo; Associação dos Meios de Hospedagem e Turismo do Ceará; Instituto Skall; Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae);  Associação dos Empreendimentos turísticos de Aquiraz;  Associação dos Empreendedores de Turismo, Artesanato e Cultura de Cascavel e Associação dos Hotéis e Pousadas de Trairi.

A partir do segundo semestre, os alunos farão estágio nas empresas que integram as entidades conveniadas, como currículo obrigatório do Curso Técnico de Guia de Turismo que terá carga horária de 400 h/a. O alunos iniciarão o estágio já no primeiro semestre letivo de 2010. “Essa é um conquista que garantirá na prática uma maior solidez na nossa formação”, avaliou Rosana Hilary, estudante do 3º ano do curso de turismo da EEEP Rita Aguiar Barbosa, de Itapipoca.

Segundo a secretária da Educação, Izolda Cela, além dos alunos do curso de Turismo, a Secretaria está buscando firmar parcerias com associações ligadas aos diversos cursos oferecidos nas Escolas Profissionalizantes. “Estamos articulando parcerias para que nossos alunos tenham estágios um verdadeiro espaço de desenvolvimento do seu potencial”, destacou.

Turismo
Durante o seu discurso, o secretário do Turismo, Bismarck Maia, também destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido nas Escolas Profissionalizantes para o setor. “Essas escolas é o maior legado que Governo do Estado vai deixar na atual gestão, e nela estão inseridos futuros profissionais do turismo, que é um dos setores com maiores possibilidades de desenvolvimento do nosso Estado”, destacou. “São nesses equipamentos que o jovens tem além de uma oportunidade viável de emprego, um espaço para que possam desenvolver sua capacidade de empreendedor”, completou o secretário.

Outras ações quem vêm sendo realizadas pelo Governo do Estado com o objetivo de promover e desenvolver o turismo no Estado foram destacadas durante o evento, como a construção do Centro de Evento do Ceará (CEC), os aeroportos de Aracati, no Litoral Leste, e Jijoca de Jericoacoara, no Litoral Oeste, a construção e restauração de rodovias que garantirá a visitantes o acesso seguro aos diversos municípios do Estado.