Instituto Cearense de Educação de Surdos comemora 55 anos com alunos e ex-alunos

4 de abril de 2016 - 19:51

Fundado no dia 25 de Março de 1961, o Instituto Cearense de Educação de Surdos (Ices), unidade de ensino da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), comemorou na última sexta (01) os seus 55 anos de história. Com mais de 150 estudantes, o evento iniciou com apresentações de teatro que contou a história do Ices. Teve, também, atrações de dança, desfile para escolha dos novos Mister e Miss do Instituto e bazar.

 

A história da escola começou a partir da intenção de Hamilton Cavalcante em fundar uma instituição que viesse a atender pessoas com surdez. Hamilton é professor das duas universidades públicas do Estado do Ceará, a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Universidade Federal do Ceará (UFC), na área de Linguística, e foi a partir de suas vivências no Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), ainda como estudante, que surgiu a ideia da criação de um mesmo espaço no Ceará.

 

O Ices é a única institutição pública cearense destinada exclusivamente para a educação dos surdos. A Diretora, Carla Portela, conta como é gratificante observar, todos os anos, os alunos organizando as duas comemorações mais importantes para o Ices “É gratificante ver os alunos se dedicando na organização desses eventos, tanto o aniversário do instituto como o Dia do Surdo (26 de setembro). Sempre fazemos uma semana de eventos, eles que organizam, nós, da direção, apenas damos suporte e apoio, isso é muito importante, pois eles se sentem honrados”, disse a diretora.

 

Para os estudantes esses momentos são importantes, porque unem todos os surdos do Estado do Ceará, criando um momento de interação. “Muito bom chegar aqui no Ices depois de anos e ver tantos surdos nos corredores conversando, várias gerações, isso me deixa muito alegre. Estou muito feliz por comemorar esses 55 anos ao lado de tanta gente”, disse Francisco de Assis, ex-aluno, ele estudou na Instituição de 1971 a 1986.

 

Em todos esses anos ocorreram várias mudanças na escola. Até 2011, a linguagem de ensino se manteve dentro do modelo oralista, aos poucos, os alunos foram conquistando a liberdade de se comunicar em sinais, e instrutores surdos foram contratados para o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e intérpretes passaram a fazer parte do quadro funcional da escola.

 

Em 2016, a escola acolhe 280 alunos, sendo 30 no ensino fundamental I, 83 no fundamental II, 103 no ensino médio e 64 na educação de jovens e adultos (EJA). A grade curricular e a carga horária são as mesmas do ensino regular da rede estadual, tendo como diferencial a disciplina de Libras, que está presente em todas as turmas da escola, com carga horária semanal de 4 h/a, sendo ministrada por professores surdos.

 

 

04.04.16

Assessoria de Comunicação da Seduc

imprensa@seduc.ce.gov.br