Técnicos das Regionais aprofundam conhecimentos em mediação de conflitos escolares

20 de fevereiro de 2017 - 18:09

Com o intuito de difundir o conceito e as práticas da mediação de conflitos na rede estadual de ensino, a Secretaria da Educação (Seduc) promoveu o Curso de Formação em Mediação de Conflitos e Círculos de Paz, entre os dias 13 e 17 deste mês. A ação foi voltada a técnicos das 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza. A iniciativa é da Célula de Mediação Social e Cultura de Paz da Seduc e contou com o apoio da Vice-Governadoria do Ceará, do Ministério Público do Estado (MPCE), Universidade Estadual do Ceará (Euce), Universidade de Fortaleza (Unifor), Terre des hommes e Secretarias Municipais de Educação de Fortaleza e de Horizonte.

Os participantes passaram a semana inteira aprofundando conhecimentos a respeito do tema, por meio de palestras e rodas de conversa. A intenção é fazer com que todos possam ajudar a implementar em suas regiões as técnicas aprendidas, fazendo a experiência chegar a gestores escolares e estudantes.

Betânia Gomes, responsável pela Célula, considera que a semana de imersão foi proveitosa. “Trabalhamos referências teóricas e metodológicas referentes à mediação, às práticas restaurativas, aos círculos de construção de paz, à comunicação não-violenta. Houve muitas vivências. Estamos começando a construir uma grande rede voltada ao trabalho da mediação no Estado”, pontua.

A gestora da Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem da Seduc (Codea), Conceição Ávila, que representou o secretário Idilvan Alencar no encerramento do evento, considera que o respeito às diversidades é fundamental para que se chegue à pacificação. “Hoje os jovens são as maiores vítimas da violência, e isso reflete nas nossas escolas. O trabalho de cada um que recebe a formação é muito importante. A mediação é um meio para a construção de uma cultura de paz”, avalia.

IMG 3442A coordenadora de Práticas Restaurativas, Mediação Social e Cultura de Paz da Vice-Governadoria do Estado, Cristiane Holanda, aponta afinidades entre a iniciativa e os Projetos Professor Diretor de Turma (PPDT) e Geração da Paz, ambos da Seduc. “Esse projeto vai chegar aos alunos, professores e diretores, por meio da vivência dos círculos de construção de paz nas escolas. É um refinamento do PPDT, que vem dando certo há tantos anos na Seduc. Estamos muito felizes com essa oportunidade e entramos nessa parceria para construir juntos uma escola que seja promotora da cultura de paz”, ressalta.

O promotor de Justiça Hugo Mendonça, coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOPIJ) do Ministério Público do Ceará, observa que é possível construir grandes mudanças sociais, quando vários atores se unem em torno do mesmo objetivo. “Existe muita gente fazendo coisas maravilhosas, dentro deste movimento da cultura da paz no Ceará, e nossa ideia é juntar as pesoas. Queremos aproveitar o que está sendo feito no Estado, nos municípios, no Ministério Público, e dar as mãos. Não fazemos nada sós, mas juntos, podemos fazer muito”, conclui.

Aprofundamento

A professora Joelma de Oliveira, coordenadora regional do PPDT da Crede 6, em Sobral, considera que a experiência adquirida foi muito válida. “Conhecia muito superficialmente o tema, e tive a oportunidade de aprofundá-lo. É um método possível de ser aplicado nas nossas escolas para melhorar os relacionamentos”, frisa.

A promotora da Infância e da Juventude no município de Crateús, Milvania de Paula, pretende levar os saberes adquiridos para seu campo de atuação profissional. “Quem é da área jurídica não tem conhecimento tão profundo na mediação escolar. Assim, pudemos ampliar nossa mente para implementar isso em nossa comarca. Muitos conflitos escolares acabam chegando ao promotor porque, às vezes, internamente tem-se dificuldades de lidar com determinadas situações. Com esse conhecimento, temos melhores condições de solucionar os conflitos que surjam nesse ambiente”, analisa.

Na primeira semana do mês, os coordenadores regionais do Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) receberam a mesma formação, tendo retornado às suas cidades com a missão de transmitir os conhecimentos recebidos em cada escola.

A Célula de Mediação Social e Cultura de Paz foi lançada em outubro de 2016. Vinculada à Coordenação de Protagonismo Estudantil, a iniciativa visa contribuir com o fomento de ações voltadas para prevenção da violência dentro do espaço escolar, criando um ambiente pedagógico seguro, acolhedor e propício ao desenvolvimento intelectual, humano e social. Neste sentido, incentivará a criação dos núcleos de mediação como ferramenta pedagógica para minimizar os impactos dos conflitos nas escolas.

A Célula também fortalecerá as ações do Pacto por um Ceará Pacífico, que abrange programas, projetos e atividades voltadas para a prevenção da violência e redução da criminalidade.

20.02.2017
Assessoria de Comunicação da Seduc