Grêmio Estudantil

1 de janeiro de 2018 - 16:42 # # #

O Grêmio Estudantil, entidade autônoma formada pelos estudantes, vem desempenhando um papel muito importante nos processos de ensino, aprendizagem e garantia do exercício da cidadania na escola. Neste sentido, para a renovação dos grêmios, convidamos você a conhecer os passos principais da organização das eleições. O processo envolve uma agenda previamente organizada, que chamamos de “cronograma das eleições”, a ser seguida para assegurar o engajamento de toda a escola e a idoneidade do processo.

Objetivo

– Realizar eleições para renovar os grêmios estudantis;

– Desenvolver a categoria de eleições online (se necessário), usando ferramentas como: google forms, enquete no Instagram, twitter, entre outras estratégias para auxiliar na atividade, visando à transparência em todo o processo.

Por que criar um Grêmio?

– Para que os estudantes atuem na escola e na comunidade.

– Para que desenvolvam a capacidade de liderança ao aprender, na prática, a fazer política.

Cronograma das eleições dos Grêmios Estudantis

1 Elaboração da Comissão Pró-Grêmio – é o primeiro passo para a formação do Grêmio: definir os responsáveis por convocar as eleições. São estudantes que, juntos aos líderes de sala (caso existam), organizam a documentação, revisitam o Estatuto e convocam a Assembleia Geral.

2 Assembleia Geral – é a reunião dos estudantes da escola para definir as eleições do Grêmio Estudantil. Se não houver um Estatuto para Grêmio, a Comissão Pró-Grêmio apresenta um modelo de Estatuto para ser deliberado e aprovado. O coletivo deve escolher o nome do Grêmio da Escola. Nesta reunião, também serão definidos os nomes dos integrantes da comissão eleitoral. Vale ressaltar que a reunião deve ter sua ATA devidamente assinada pelos presentes à mesa que estão presidindo a assembleia.

3 Criação da Comissão Eleitoral – acompanha e organiza toda a eleição, de acordo com o edital de eleições, a formação das chapas, o debate, a apuração dos votos e a posse.

4 Formação das Chapas e Campanhas – a Comissão recebe o cadastro das chapas, escolhendo o número e o nome “fantasia” da chapa para campanha. A organização estabelece as datas de inscrição das chapas, o período de campanha eleitoral, o(s) debate(s) e o dia de votação.

5 Eleição e Apuração – de acordo com o número de votantes, a Comissão define data e horário da realização das eleições. Lembrando que, para a idoneidade do processo, deve-se sempre ter, no mínimo, 2 (dois) mesários para acompanhar a eleição. As regras das eleições para Grêmio Estudantil devem seguir as regras das eleições convencionais, ou seja, fica vedada a prática de boca de urna, compra de votos etc.

6 Posse – após a apuração, de acordo com estatuto, cabe à Comissão Eleitoral dar posse à Diretoria eleita em até uma semana após a data da eleição da mesma, ou no mesmo dia, se assim preferir.

Estratégias para que as eleições ocorram de modo online

Tendo em vista as medidas tomadas para a diminuição dos casos de infecção pela COVID-19, faz-se necessário pensar em estratégias para que as eleições ocorram de modo online. Desta forma, a Coordenadoria de Protagonismo Estudantil sugere três ferramentas que podem auxiliar na realização das eleições neste formato. São elas: o Google Formulários, Doodle e Feredum.

Para conferir os documentos necessários para a eleição 2021, além de folders sobre o Grêmio Estudantil, cards para redes sociais e outros anexos, acesse: https://drive.google.com/drive/folders/1jH3UtCij3qWMskbMipLVp0L5HdsZoUZD?usp=sharing.