Seduc fornece apoio técnico e pedagógico para estudantes que se preparam para o Enem

15 de janeiro de 2021 - 15:11

Com o intuito de garantir a participação dos estudantes da rede pública estadual no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, a Secretaria da Educação (Seduc) preparou uma série de ações de suporte nos dias 17 e 24 de janeiro, datas em que as provas impressas serão realizadas.

No que se refere à logística para a realização das provas, a Seduc oferece transporte para deslocamento dos estudantes no interior do estado e, para os da capital, são disponibilizados créditos nas carteiras de estudante. Há, ainda, pontos de apoio com a distribuição de kits de alimentação, canetas e água para os dois dias das provas, conhecidos como “Dia E”.

Além disso, ao longo do ano a Seduc promove o projeto Enem Chego Junto, Chego Bem, dando suporte técnico e pedagógico às escolas da rede estadual. As ações incluem desde o apoio no processo de obtenção de documentos e isenção da taxa de inscrição, até a promoção de circuitos preparatórios. Estes últimos acontecem por meio do Enem Mix, realizados em parceria com a Fundação Demócrito Rocha, consistindo em aulões virtuais de todas as áreas do Exame, inclusive redação, além de palestras motivacionais, desde o mês de setembro de 2020.

Prática

Nos meses de outubro, novembro e dezembro passados, ocorreram também os Simulados Enem Mix, tanto no meio virtual como no impresso, para que os estudantes pudessem testar seus conhecimentos de forma mais alinhada às matrizes de referência do Exame.

Ao todo, existem 104.154 estudantes da rede estadual inscritos no Enem, o que corresponde a 99,7% da matrícula da 3ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) II.

Estratégias

As unidades de ensino também têm apostado em estratégias próprias para proporcionar uma preparação diferenciada aos seus alunos. É o caso da ação denominada “Esquenta Enem 2020”, promovida pela Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) José Victor Fontenelle Filho, de Viçosa do Ceará, na última quinta (14), que consistiu num encontro virtual com dicas e orientações para a realização das provas, além de palestra motivacional.