Podfalar, Educação: podcast da Seduc aborda métodos pedagógicos na formação de jovens

30 de março de 2023 - 15:46

Ascom Seduc - Texto
Carlos Gorila - Foto

O 10º episódio do “Podfalar, Educação”, podcast da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), foi lançado nesta quinta-feira (30) nas plataformas de streaming, tendo como mote a Revista DoCEntes, que chegou à 21ª edição neste mês, abordando estratégias pedagógicas para a formação de jovens. O periódico é mantido pela Secretaria com o objetivo de divulgar trabalhos de pesquisa desenvolvidos no âmbito escolar por professores da rede pública estadual de ensino.

🎧 Escute o 10º episódio do Podfalar, Educação

A conversa contou com a participação de dois educadores que tiveram artigos publicados na edição mais recente da revista. Regina Nascimento Souto, que atua no Centro de Multimeios da Escola de Ensino Médio (EEM) Raimundo Nogueira, em Horizonte, apresentou o trabalho intitulado “Pedagogia histórico-crítica e curtas-metragens: possibilidades de êxito?”, em que trata da produção de curtas-metragens como recurso metodológico na educação profissional e tecnológica.

O professor Carlos Antonio de Souza, coordenador do Departamento de Multimeios na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Antônio Luiz Coelho, em Maranguape, falou sobre o artigo “As histórias em quadrinhos como fomento para o incentivo e a formação leitora”. O trabalho demonstra as contribuições das histórias em quadrinhos (HQ) como recurso pedagógico no processo de ensino-aprendizagem, com destaque para a formação leitora.

O Podfalar, Educação é mais um espaço para dar voz aos estudantes, professores, gestores e toda a comunidade escolar cearense. A cada episódio, novos tópicos relevantes para o dia a dia do sistema são abordados, com a participação de personagens que estão diretamente envolvidos nos processos, em diálogos abertos e dinâmicos.