Alunos vencedores do concurso de redação Enem Chego, Junto Chego a 1.000 são premiados

22 de novembro de 2023 - 14:42

Bruno Mota - Texto
Carlos Gorila - Fotos

Os estudantes autores das produções textuais mais bem avaliadas no projeto Enem Chego Junto, Chego a 1.000 foram premiados nesta quarta-feira (22), em Fortaleza. Ao todo, 23 finalistas – sendo um representante de cada Regional do Ceará – foram contemplados com um smartphone. Os três primeiros colocados receberam, ainda, um notebook. O projeto, que visa incentivar a prática da escrita de textos dissertativo-argumentativos entre alunos da rede pública estadual, ocorre por meio de parceria entre a Secretaria da Educação (Seduc) e a Fundação Demócrito Rocha (FDR). A ação teve, também, o objetivo de contribuir com a preparação dos jovens para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Esta é a 5ª edição do concurso, que em 2023 teve como tema “o impacto da inteligência artificial na educação brasileira”. De acordo com as regras do certame, cada participante poderia apresentar até cinco redações, baseadas nos temas propostos ao longo do concurso, sendo que apenas uma das temáticas seria sorteada para ser avaliada. Ao todo, foram submetidas 53.081 redações, sendo que 13.691 foram sobre o assunto em questão.

O texto vencedor é de autoria de Emily Maria de Sousa Silva, da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Raimundo Saraiva Coelho, em Juazeiro do Norte. A estudante, que tem 18 anos, pretende cursar Medicina no Ensino Superior e considera que a prática da escrita proporcionada pelo concurso favoreceu-a no momento da prova de redação do Enem.

“Foi um longo processo, que exigiu muito esforço e dedicação. Fiquei muito feliz com o prêmio, pois é resultado de um trabalho feito ao longo dos três anos do Ensino Médio. Temos muitas oportunidades como estudantes da escola pública. Tive o maior apoio das minhas professoras. O concurso me ajudou bastante, pois fiz muitas redações, e algumas delas tinham a ver com o tema cobrado no Enem em 2023, então foi uma experiência que valeu muito e me permitiu realizar uma ótima prova no Exame. O exercício da escrita representa o momento de cada pessoa, dos seus pensamentos, que podem ser refletidos no papel e expressar ideias relevantes, que servem de incentivo a milhares de outras pessoas”, considera a vencedora.

Leia a redação vencedora na íntegra

O concurso também premiou com um smartphone os professores orientadores dos alunos que ficaram nas três primeiras colocações. Emily foi orientada pela professora Gervani Magalhães Teixeira Dantas.

A redação que ficou em 2º lugar foi escrita pela estudante Luna de Oliveira Gomes, da EEEP Alda Façanha, em Aquiraz, orientada pelo professor Francisco Sousa Silva. A 3ª colocação ficou com o texto elaborado pela aluna Karla Emanuelly Ribeiro de Lima, da EEEP José Vidal Alves, em Canindé, com orientação da professora Zeneide Maria Gomes de Abreu.

A secretária da Educação, Eliana Estrela, celebra a parceria interinstitucional que possibilita o projeto e valoriza a participação dos jovens na iniciativa. A gestora reconheceu, também, o empenho de professores, gestores escolares e servidores, atores fundamentais no processo de ensino e aprendizagem.

“O Enem é a forma de acesso mais democrática às universidades públicas. Por isso, fazemos anualmente uma grande mobilização de toda a rede estadual, em prol da participação dos nossos alunos. O Enem Mix veio fortalecer essas ações, com aulões que facilitam e contribuem para a preparação e o entendimento do processo pelos estudantes, para que se tranquilizem e possam realizar as provas com mais segurança e perspectivas de sucesso. Temos uma parceria muito importante com a FDR, não apenas pela competição em si, mas pela promoção da aprendizagem aos alunos possibilitada pelo concurso de redação. O mais importante não é a premiação, mas o que se construiu ao longo de todo o ano em termos de conhecimento”, ressalta Eliana.

A presidente da Fundação Demócrito Rocha, Luciana Dummar, enaltece o potencial dos estudantes cearenses. “Quando cada aluno sobe aqui e recebe a premiação, vejo que a gente dá um passo a mais para o nosso Ceará – que é um lugar de guerreiros – alcançar o que está alcançando: o pódio na educação. Temos uma determinação enorme do governo em fazer desse estado uma referência. Somos procurados por diversas instituições, do Brasil e de fora, para entender o que fazemos no Enem Mix. A diferença ocorre porque a nossa equipe encontra ressonância na equipe da Seduc. É um jogo que se joga junto”, explica.

Todos os autores que participaram do concurso receberão certificado de menção honrosa, e todas as escolas da rede pública estadual receberão exemplares do livro “Redação Enem: chego Junto Chego a 1.000” – edição de 2023, que em breve será publicado pela Fundação, contendo as 23 produções textuais premiadas nas etapas regional e estadual.

Etapas do certame

O Concurso de Redação Enem Chego Junto, Chego a 1.000 ocorre em três fases: escolar, regional e estadual. Cada unidade de ensino indica uma redação para participar da etapa seguinte. Em seguida, as equipes de avaliadores das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) elegem uma das produções textuais para representar a Regional na etapa estadual.

Lista dos 23 finalistas do concurso de redação em 2023

Crede 1 – Luna de Oliveira Gomes