Jovem Senador: Seduc reconhece estudantes e lança publicação com as 10 melhores produções

9 de maio de 2024 - 17:02

Bruno Mota - Texto
Carlos Gorila e Rogério Bié - Fotos

A Secretaria da Educação (Seduc) realizou, nesta quinta-feira (9), uma solenidade de reconhecimento aos estudantes cearenses que se destacaram na última edição do Programa Jovem Senador, promovido pelo Senado Federal. Na ocasião, foi lançada a publicação “Redações Destaque 2023”, que está disponível on-line, contendo as 10 melhores produções textuais inscritas no concurso de redação que constitui o programa. Os alunos autores e seus professores orientadores estiveram presentes no encontro, que ocorreu na sede da Secretaria. Também participaram a secretária da Educação, Eliana Estrela; o secretário executivo de Equidade e Direitos Humanos, Helder Nogueira; e a secretária executiva de Ensino Médio e Profissional, Jucineide Fernandes.

Uma das estudantes presentes foi Ana Daline do Nascimento Cartaxo, hoje egressa da rede pública estadual, que até o ano passado frequentava a Escola de Ensino Médio (EEM) Ana Facó, em Beberibe. A jovem foi selecionada para representar o estado do Ceará no programa em 2023 e viajou a Brasília para vivenciar uma experiência legislativa.

O tema que norteou as produções textuais naquela edição do programa foi “Saúde mental nas escolas públicas”. A rede estadual contabilizou 15.294 estudantes inscritos, provenientes de 241 escolas. Ao todo, foram 241 redações concorrendo na etapa estadual, sendo que apenas uma foi selecionada para a fase nacional.

O Programa Jovem Senador tem como principal objetivo fomentar a reflexão dos estudantes quanto à política, à democracia e ao exercício da cidadania, assim como proporcionar o conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo brasileiro.

“Não estava muito motivada para escrever, pois estava estudando muito para o Enem, que naquela época era o meu foco”, relembra Ana Daline. “Mas, alguns amigos falaram comigo, incentivando que eu participasse, pois ‘quem sabe daria certo’. Para mim, era quimera. Fiz porque era preciso, querendo ou não, já que a atividade também contaria pontos para compor a nota na escola. Mas, eu não colocava muita fé na redação. Além disso, foi bem no começo de um problema de saúde. Tive que me internar. Duas semanas depois que saí do hospital, recebi a notícia da seleção. Fiquei em êxtase. Então, fomos a Brasília e vivemos uma experiência maravilhosa, que até hoje me rende frutos”, ressalta a estudante, que no fim de 2023 fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e foi aprovada em Direito na Universidade Federal do Ceará (UFC).

Kelli Schmiguel, professora orientadora de Ana Daline, contextualiza que desde os primeiros dias de aula na 3ª série, a estudante demonstrava interesse em se superar. “Apesar de falar que não acreditava, ela trabalhou bastante por isso. Toda semana ela trazia dois textos para eu corrigir. E a partir da correção, ela queria saber todos os pontos em que tinha errado, e refazia os textos. Esse bom resultado não é por acaso. Teve muita trabalho anterior, de base”, argumenta.

Surpresa

Lorena Luna Alves, que atualmente cursa a 3ª série na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Irmã Ana Zélia da Fonseca, em Milagres, ficou em 2º lugar na classificação estadual do Programa. Nesta escola, a professora Aline Araújo, que lecionava Redação à época e hoje atua como coordenadora, também utilizou o Programa Jovem Senador como meio para compor a nota dos alunos: obteria pontos quem participasse da iniciativa.

E foi pensando nisso que Lorena fez o concurso. “Eu não me interessava tanto, também não me achava muito boa em escrever. Mas escrevi, eu e mais algumas amigas. Não esperava por esse resultado. Fiquei muito surpresa, e também muito honrada. O pessoal da minha escola ficou muito feliz. Não tinha noção do quanto esse programa era importante. Ele democratiza o conhecimento. Quando a gente está pesquisando, se aprofunda tanto no tema, que sente necessidade de se expressar mais. Quando você vai pesquisando, construindo o pensamento, vê que tem mais e mais coisas a serem ditas”, explica. Lorena Alves já está inscrita na edição de 2024 do Jovem Senador.

A secretária Eliana Estrela enaltece a oportunidade de reconhecer e agradecer pelo empenho dos estudantes. “É muito importante esse contato com vocês, para ouvir um pouco de cada um, sentir como as coisas funcionaram, como é que o processo se deu. Gostamos de saber o que passa na cabeça de cada um. Na escrita, tem muito do sentimento da pessoa. As ideias dela estão ali colocadas. Conhecemos uns aos outros pelo que escrevemos. Essa publicação que lançamos agora é muito importante para o currículo, tanto dos alunos, como dos orientadores. É uma premiação merecida para vocês”, avalia a gestora.

Helder Nogueira diz que a Seduc tem fortalecido as iniciativas ligadas ao protagonismo estudantil, e que o livro lançado faz parte deste movimento. “Forjamos a concepção de um projeto chamado “Escola Amiga da Democracia”. Apostamos na dimensão da formação integral, que compreende a aprendizagem sobre a cidadania. Esse momento aqui é para reconhecer o trabalho de vocês, agradecer pelo esforço que fizeram. Nós todos ficamos emocionados, porque é muito bom ver a fonte viva que são as nossas escolas, que são vocês, estudantes e professores. Lançamos uma publicação que já é referência nacional. O Senado já pediu para conhecer essa nossa iniciativa”, revela.

Estímulo

Jucineide Fernandes ressalta a importância do incentivo da escola para a adesão dos jovens às atividades propostas. “Alguns estudantes, a princípio, não demonstram tanto interesse em participar desse tipo de atividade. Às vezes, porque acham que não são capazes. Mas, ao serem provocados pelos professores, vão lá e conseguem fazer um ótimo trabalho. Espero que vocês também possam ser, na escola, as pessoas que levam essa mensagem para impulsionar os demais colegas. Isso vale não só para o Jovem Senador, mas para ações como o Enem, as olimpíadas de conhecimento, o Festival Alunos que Inspiram, o Ceará Científico, entre outras. Temos na rede estadual vários projetos que apresentam ao jovem a possibilidade de se destacar naquilo em que é bom”, expõe.

Ana Cristina Souza, coordenadora estadual do Programa Jovem Senador na Seduc, avalia a iniciativa como “extremamente importante”, considerando que possibilita o entendimento sobre questões sociais do país e a problematização da realidade cotidiana de cada um.

“O Ceará hoje demarca o programa com uma nova iniciativa, pioneira entre os estados. Para mim, esse momento deflagra também um novo momento do programa na nossa rede, que se constrói com um crescimento progressivo. No ano passado, tivemos mais de 15 mil estudantes mobilizados, que desenvolveram redações, pesquisaram o tema e estudaram. Isso é de uma riqueza muito grande”, pontua.

O tema para a edição de 2024 do programa já foi definido: “Os 200 anos do Senado Federal e os desafios para o futuro da democracia”.