Programa Brasil Alfabetizado – PBA

10 de agosto de 2011 - 16:36

O Programa Brasil Alfabetizado é de âmbito nacional atendendo as comunidades em áreas rurais, nas periferias e centros urbanos . Tem como objetivo alfabetizar jovens e adultos e articular-se com o sistema educacional público para possibilitar aos alfabetizandos a continuidade dos estudos. Seu funcionamento está baseado na celebração de convênios entre os governos federal, estadual e municipal.

O Programa no Ceará acontece:

– adesão direta dos municípios junto ao Ministério da Educação – MEC

– adesão feita pela Secretaria da Educação – SEDUC,  realizando o gerenciamento de turmas coordenadas por entidades parceiras, Pastoral da Educação – CNBB, Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA, Unidade Beneficente Coração de Maria e Centros de Educação de Jovens e Adultos-CEJA.

– o programa, gerenciado pela Seduc, utiliza metodologias diferenciadas atendendo as propostas metodológicas das entidades enfocando sempre o uso real da leitura e da escrita.

Dentre essas propostas destacamos a alfabetização com inclusão digital cujo objetivo é alfabetizar e inserir os jovens e adultos na cultura digital através de uma proposta pedagógica com o software educativo “Luz do Saber”.

Obs.: os municípios podem solicitar , através de ofício, o uso do software Luz do Saber em suas turmas de Brasil Alfabetizado. A Seduc compromete-se em oferecer a formação para a utilização do software.

Veja Mais

Visite o site Luz do Saber

Resumo Executivo do PBA 2009/2010 (Resultados de Avanços e de Abandono)

Ações previstas para 2012

– Cadastramento de coordenadores, alfabetizadores e alfabetizandos no Sistema Brasil Alfabetizado-SBA.

– Formação inicial e continuidade dos coordenadores e alfabetizadores das entidades Pastoral da Educação-CNBB,  Ministério da Pesca e Aquicultura–MPA, Unidade Beneficente Coração de Maria. e Centros de Educação de Jovens e Adultos-CEJA.

– Coordenação da aplicação dos testes cognitivos de entrada e saída de Leitura/Escrita e Matemática e inserção no SBA;

– Reunião com coordenadores das entidades parceiras para apresentação dos resultados das aplicações dos testes cognitivos e planejamento de intervenções pedagógicas;
-Acompanhamento direto às salas de aula para fortalecimento das ações de alfabetização.

Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos

A agenda territorial é uma ação conjunta do poder público e da sociedade civil, tendo como objetivo firmar um pacto social para  fortalecer a educação de jovens e adultos no território cearense.

Ações previstas para 2012

–  reuniões sistemáticas e encontros regionais da Agenda Territorial;

–  acompanhamento ao desenvolvimento da pesquisa diagnóstica de alfabetização e educação de jovens e adultos;

– seminário estadual para apresentação dos resultados da pesquisa diagnóstica;

– garantir a continuidade da escolarização aos egressos do Programa Brasil Alfabetizado na educação de jovens e adultos.