Mais Paic: comitiva de São Paulo conhece programa cearense de pactuação com os municípios

16 de janeiro de 2020 - 16:40

Representantes da Secretaria de Estado da Educação e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) do estado de São Paulo, e também do Instituto Natura, conheceram, nesta quinta-feira (16), o regime de pactuação com os municípios desenvolvido no Ceará. A comitiva paulista foi recebida pela secretária Eliana Estrela e pelo secretário executivo de Cooperação com os Municípios, Márcio Brito, que apresentou as estratégias adotadas.

Márcio considera que os bons resultados da experiência cearense vêm chamando a atenção de outros estados. “O Ceará tem tido uma responsabilidade muito grande a partir do que tem desenvolvido no regime de colaboração. São Paulo esteve aqui hoje para conhecer com um pouco mais de profundidade o que temos desenvolvido, para que possa, em alguma medida, somar com o que já está desenvolvendo junto aos seus municípios. Ficamos felizes com a oportunidade de dialogar e, também, de aprender com outros estados”, considera.

Henrique Pimentel, assessor do Gabinete da Secretaria da Educação de São Paulo, avalia que o regime de colaboração cearense é bem estruturado. “Vemos que tem uma intencionalidade de cada ação proposta ao município pelo estado. Para a gente, fica o aprendizado de como que essas linhas de diálogo têm que ser muito próximas e constantes. Toda essa arquitetura do programa resultou em coisas muito grandiosas, que São Paulo ainda tem muito a aprender”, ressalta.

A presidente da Undime-SP e secretária de Educação do município de Atibaia, Márcia Bernardes, diz ter ficado satisfeita com a apresentação. “Saímos com muita inspiração para levar ao estado de São Paulo. Sabemos que é um processo de mais de 10 anos de trabalho contínuo, e também estamos nesse regime. Nosso sonho é um dia chegar ao patamar do Ceará”, conclui.

Sobre o programa

O Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) foi transformado em política pública prioritária do Governo do Estado em 2007. Visa oferecer aos municípios formação continuada aos professores, apoio à gestão escolar e material estruturado, entre outros aspectos.  Iniciou suas atividades com a meta de garantir a alfabetização dos alunos matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública cearense. Juntamente com outras experiências, o PAIC contribuiu para a estruturação, por parte do Ministério da Educação, do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

Em 2011, o Governo do Estado, por meio da SEDUC, expandiu as ações até o 5º ano, com vistas a melhorar os resultados de aprendizagem da etapa inicial do Ensino Fundamental. Essa iniciativa é denominada Programa Aprendizagem na Idade Certa (PAIC+5).

Em dezembro de 2015, o governador Camilo Santana lançou o MAIS PAIC – Programa Aprendizagem na Idade Certa. A medida teve como finalidade ampliar o trabalho de cooperação já existente com os 184 municípios, que, além da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano, passou a atender também do 6º ao 9º ano nas escolas públicas cearenses.