Estudante da zona rural de Icó é aprovado em Ciências e Tecnologia pela Ufersa

20 de fevereiro de 2020 - 14:20 # # # #

Bruno Mota - Texto

O universo dos números sempre atraiu Thiago Peterson Nogueira, de 17 anos. Natural da localidade de Três Bodegas, na zona rural do município de Icó, o jovem agora terá a oportunidade de se aprofundar nesta área do conhecimento, enquanto cursa a faculdade de Ciências e Tecnologia na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), situada na cidade de Pau dos Ferros, no Estado do Rio Grande do Norte. Thiago, filho de agricultores, concluiu a educação básica na Escola de Ensino Médio (EEM) Vivina Monteiro e realizou o Exame Nacional do Ensino Médio em 2019.

A ideia de fazer uma formação nesta área surgiu numa época em que a mãe do estudante tinha uma microempresa que realizava serviços em computadores, o que lhe despertou interesse. Ao mesmo tempo, a afinidade com as disciplinas de matemática e inglês foram fatores de soma para a escolha.

“Ambas as matérias irão me ajudar, pois para fazer a leitura da programação eletrônica tanto é preciso gostar de cálculos, como entender o inglês, que é a língua própria desse tipo de atividade”, considera. “Me chamou a atenção esse curso porque a base é toda envolvendo cálculos e eu quero me tornar um engenheiro. Pretendo trabalhar fazendo manutenção e programação em máquinas”, complementa.

As aulas de Thiago estão previstas para começar no dia 9 de março próximo. Para frequentar a faculdade, o jovem viajará por cerca de 1 hora tanto para ir como para voltar. Na época de escola, ele já estava acostumado a acordar cedo para pegar o ônibus. “Todos os dias acordava cedo, às 5 horas, para pegar o transporte escolar. Sempre morei na zona rural e faço parte de uma família humilde, mas que valoriza muito o estudo”, observa.

Concentração

Junto aos pais, que têm plantação de milho e feijão, o estudante também procurava contribuir nas atividades de plantio e colheita, além de se preparar para o Enem. “Todos os dias, quando chegava da escola, estudava muito para o Enem, assistindo a videoaulas ou revisando os conteúdos vistos na escola.

Apesar dos desafios, Thiago relata ter conseguido manter a mente focada nos objetivos, tanto para concluir de forma satisfatória o Ensino Médio, como para ingressar em uma universidade pública no curso desejado.

“Não podemos desistir. O estudo pode garantir uma profissão boa. Existem várias, para cada tipo de personalidade. Hoje, aprovado em Ciências e Tecnologia, vejo que todo o esforço e dedicação valeram a pena. Tenho muitos sonhos e sei que vou realizá-los e dar muito orgulho aos meus pais e a todos que acreditaram em mim”, destaca.