Seduc e Undime lançam documento referência com orientações para retomada nos municípios

10 de julho de 2020 - 14:56

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc) e em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, apresenta um conjunto de recomendações às redes municipais com o objetivo de apoiar a condução do processo educativo nas escolas, secretarias e sistemas de educação visando ao período pós-distanciamento social. As orientações foram organizadas em um documento referência amparado pela legislação vigente e fortalecido pelo regime de colaboração entre estado e municípios, contendo indicações para a elaboração dos planos de retomada de aulas presenciais.

Acesse o documento referência

O secretário executivo de Cooperação com os Municípios, Márcio Brito, explica que a medida busca garantir à população o direito à educação, de forma responsável. “O documento referência é resultado da parceria entre Seduc e Undime-CE (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e tem como principal objetivo subsidiar os municípios para que possam elaborar seus planejamentos de retomada das aulas presenciais, considerando três principais aspectos: garantir um ambiente seguro, inclusivo e com práticas pedagógicas eficientes”, observa.

Todos os processos e diretrizes recomendadas respeitam a autonomia da escola e dos sistemas, compreendendo e considerando as múltiplas realidades de cada cenário, mas com o horizonte comum que aponta como finalidade a promoção do bem-estar dos estudantes, professores, gestores e demais servidores públicos envolvidos na concretização da educação pública cearense, mais especificamente, na educação municipal.

O documento foi elaborado de forma participativa e baseia-se em cinco dimensões:

1) Governança – atenção para as realidades múltiplas que exigem diferentes ações em diferentes níveis, respeitando as especificidades locais, sem se contrapor àquelas relacionadas ao funcionamento dos sistemas mais amplos;

2) Administrativo-financeira – atenção às questões de cunho técnico e de infraestrutura necessária ao bom funcionamento da escola e ao perfeito desenvolvimento do processo educativo;

3) Sanitária – atenção aos procedimentos de higienização das pessoas e dos ambientes, bem como da assimilação dos novos comportamentos e atitudes necessárias;

4) Pedagógica – atenção ao processo de ensino e aprendizagem envolvendo o uso das novas tecnologias, a reorganização do currículo, a capacitação docente e a possibilidade de aplicação do ensino híbrido, bem como, atenção ao fortalecimento das relações escola-comunidade;

5) Gestão de Pessoas – atenção direta aos condutores dos processos e responsáveis pelo perfeito funcionamento das instituições, destacando-se a formação para os agentes públicos e para a comunidade nas ações práticas que envolvem o fazer, desde o transporte escolar, à oferta da merenda, passando pela disponibilização de novas metodologias para lidar com a nova situação em constante mudança. Tais dimensões procuram abarcar a totalidade do desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, mas centrado, principalmente, no fator humano.