Seduc lança ações de apoio na preparação para o Enem

15 de outubro de 2020 - 18:31

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), entendendo a importância da escolha profissional consciente por parte dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio, idealizou o Ampliando Horizontes. A ação promove a interação entre profissionais de diversas áreas, já inseridos no mercado de trabalho, e estudantes da rede pública estadual, com o objetivo de auxiliá-los a decidir os caminhos que gostariam de seguir no mundo do trabalho. Os encontros serão realizados de forma virtual, às sextas-feiras, de outubro deste ano a janeiro de 2021, como parte da programação da Conexão Seduc, transmitida pelo canal da Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância da Seduc no YouTube.

Durante os diálogos, são feitas reflexões sobre perspectivas de futuro, inspiradas nas histórias de vida e nas experiências de profissionais, considerando os campos de atuação e as perspectivas de crescimento. A articulação e o acompanhamento dos encontros virtuais serão feitos pela Coordenadoria de Protagonismo Estudantil, em parceria com a Fundação Demócrito Rocha (FDR).

Simulado Enem Mix

A Seduc, por meio da Coordenadoria de Protagonismo Estudantil e em parceria com a FDR, lançará, no dia 19 de outubro (segunda-feira), o Simulado Enem Mix 2020. A iniciativa consiste em mais uma ferramenta para fortalecer e ampliar a aprendizagem dos estudantes da rede pública estadual de ensino inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O acesso à plataforma do Simulado será pelo portal Aluno Online e cada avaliação ficará disponível durante 10 dias para as resoluções das questões, com contador regressivo a cada acesso à prova. Serão realizados três simulados, distribuídos nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2020. O resultado do número de acertos será disponibilizado imediatamente.

Além disso, os participantes terão acesso ao gabarito e à resolução comentada das questões, com a indicação do assunto, da resposta correta, das competência e das habilidades envolvidas. É possível, ainda, conferir relatórios, fora da plataforma, após o período de aplicação de cada simulado, com as informações por regional, por escola e por aluno, bem como, percentuais de erros e acertos por assunto, competências e habilidades.

Além do Ampliando Horizontes e do Simulado Enem Mix, a Coordenadoria de Protagonismo Estudantil realiza outras ações e estratégias para motivar e preparar os estudantes inscritos no Enem 2020, como o Enem Mix virtual; o Concurso de Redação: Chego Junto Chego a 1000; o #EnemnaRede; o Enem nas EEMTI’s; o Quiz Enem; a gravação de mini vídeos e áudios/spots de 1 minuto com resoluções de questões e dicas/bizus para o Enem; cards motivacionais; chat tira-dúvidas integrado ao Aluno Online; Passaporte Enem e o Enem vou 2 dias.

As iniciativas são desenvolvidas por meio da Coordenadoria de Protagonismo Estudantil e das demais Coordenadorias da Secretaria Executiva do Ensino Médio, com o apoio da Assessoria de Comunicação, das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes), da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) e das escolas da rede pública estadual, contando ainda com a parceria da Fundação Demócrito Rocha (FDR).