Aplicativo para celular e tablet disponibiliza simulados do Enem

27 de julho de 2020 - 11:31

Estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem contar com um recurso a mais para se prepararem para as provas. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) lançou, neste mês, a atualização do aplicativo para celular e tablet do Enem, que oferece funcionalidades diversas, incluindo uma prova simulada. A ferramenta está disponível para os sistemas iOS (App Store) e Android (Play Store). Quem já tem o app precisa atualizá-lo.

O simulado usa questões das próprias provas do Enem. Inicialmente, é possível testar os conhecimentos com as questões de 2012 e 2013. Em breve, de acordo com o Instituto, o simulado será ampliado, com a inclusão das questões das edições de 2014 a 2017. Também deverá ser disponibilizada uma versão do simulado em Língua Brasileira de Sinais (Libras), por meio das questões da videoprova em Libras.

O usuário precisa escolher entre as quatro áreas de conhecimento do Enem e fazer questões específicas. O aplicativo sinaliza quais itens foram marcados de forma correta. Em breve, segundo o Inep, serão incorporadas justificativas sobre por que a opção selecionada está certa ou errada.

O simulado on-line pode ser acessado por todos os estudantes, inclusive aqueles que não realizaram a inscrição no Enem 2020.

Elaborado no estilo game, o simulado concede XPs e medalhas para os estudantes, que sobem de nível de acordo com o desempenho. Os participantes também podem ganhar status, como Estudante Nota 1, Guru da Matemática, Senhor Enem, entre outros.